14/10/2009
Empresa injeta esportividade no Cayenne

Na Europa, é muito comum empresas 'tunarem' veículos de marcas de luxo, especialmente os modelos com algum apelo esportivo. Foi o que fez a alemã ENCO Exklusive com uma unidade do Porsche Cayenne. E a transformadora resolveu caprichar na 'pimenta'. Chamado de Gladiador ENCO 700 GT Biturbo, o utilitário aparece completamente modificado, com a carroceria pintada em preto e um vermelho escurecido, sobre pneus gigantescos de 23 polegadas.

Ainda por fora, o capô foi trocado por uma peça feita em fibra de carbono e o para-choques exibe uma enorme tomada de ar central, além de outras duas entradas de ar menores nas pontas - onde estão as luzes de direção. Por dentro, os bancos do SUV médio-grande são esportivos, do tipo concha e feitos também em fibra de carbono. Há diversos detalhes pintados em vermelho intenso para acompanhar a coloração externa.

O mais interessante, no entanto, foram as modificações promovidas na parte mecânica. O motor 4.8 litros V8 biturbo de 550 cv de potência ganhou dois turbocompressores maiores, conversores catalíticos esportivos e um sistema de escape preparado para acompanhar o desempenho do bólido. Com as mudanças, o bloco passou a gerar 700 cv de potência máxima e colossais 86,8 kgfm de torque. De acordo com a empresa, o veículo de pesadas 2,5 toneladas arranca de 0 (zero) a 100 km/h em 4,9 segundos e chega à máxima de 290 km/h.