|
23/11/2009
VW Saveiro Trooper 1.6 tenta embalar na briga das picapes leves
Quando a Volkswagen lançou a nova geração da Saveiro, em agosto último, anunciou que seu principal objetivo seria
recuperar o mercado. E, quem sabe, passar a ser líder de vendas no segmento.
Logo de início, mostrou que pretendia ocupar todos os espaços com o lançamento
da versão aventureira Trooper 1.6 com Cabine Estendida, que bateria de frente
com sua principal rival, a Fiat Strada Adventure. Por enquanto, porém, o impacto foi pequeno. Em outubro, a
picape da Fiat vendeu 8.143 unidades, enquanto a Saveiro emplacou apenas 1.991,
30% delas da Trooper e outros 30%, da versão 1.6. Talvez a montadora alemã não
esperasse uma briga tão difícil. E a campanha comercial, lançada pela Volks --
que exibia ocupantes da Saveiro lançando milho de pipoca em um vulcão --,
parece ter um tom de profecia. Como acontece às vezes com a pipoca, a nova
Saveira está demorando a estourar. Mesmo com a opção de uma configuração
estendida, a Saveiro acaba por ficar com o terceiro lugar no ranking das
picapes compactas, atrás da Chevrolet Montana e da
Strada. A Volkswagen acredita que essa
demora na resposta das vendas deve-se justamente por conta de a montadora ter
levado quase dois anos para renovar a Saveiro. Logo, tentar diminuir a
diferença de vendas para as rivais seria uma questão de tempo. E o que a marca
tenta mostrar é que a Saveiro tem armas suficientes para chamar a atenção no
mercado. A versão Trooper 1.6 chega com a função de ser um veículo coringa, que
pode ser utilizado como carro de passeio ou trabalho, proporcionando conforto a
motorista e passageiro. O modelo parte de R$ 38.990
equipado com motor 1.6 8V de 101/104 cv de potência (gasolina/etanol) a 5.250
rpm e 15,4/15,6 kgfm de torque. O propulsor é assistido por um câmbio manual de
cinco velocidades. Mas apesar de ser a configuração topo de linha, a Trooper
1.6 chega com uma lista muito modesta de itens de série. Aparece com direção
hidráulica, faróis e lanternas de neblina, bagageiro no teto, rodas em aço com
pintura preta e ganchos para a amarração da carga. Equipamentos de segurança,
como airbags frontais e freios com ABS adicionam R$ 2.675 à versão. Caso o
comprador queira incrementar a Trooper com ar-condicionado, travas e vidros
elétricos -- conta de R$ 3.460 --, o preço chega a R$ 47.970. Fonte: UOL Carros |
|
|||
|