23/11/2009
VW Saveiro Trooper 1.6 tenta embalar na briga das picapes leves

Quando a Volkswagen lançou a nova geração da Saveiro, em agosto último, anunciou que seu principal objetivo seria recuperar o mercado. E, quem sabe, passar a ser líder de vendas no segmento. Logo de início, mostrou que pretendia ocupar todos os espaços com o lançamento da versão aventureira Trooper 1.6 com Cabine Estendida, que bateria de frente com sua principal rival, a Fiat Strada Adventure. Por enquanto, porém, o impacto foi pequeno. Em outubro, a picape da Fiat vendeu 8.143 unidades, enquanto a Saveiro emplacou apenas 1.991, 30% delas da Trooper e outros 30%, da versão 1.6.

Nova Saveiro Trooper

Talvez a montadora alemã não esperasse uma briga tão difícil. E a campanha comercial, lançada pela Volks -- que exibia ocupantes da Saveiro lançando milho de pipoca em um vulcão --, parece ter um tom de profecia. Como acontece às vezes com a pipoca, a nova Saveira está demorando a estourar. Mesmo com a opção de uma configuração estendida, a Saveiro acaba por ficar com o terceiro lugar no ranking das picapes compactas, atrás da Chevrolet Montana e da Strada.

Nova Saveiro Trooper

A Volkswagen acredita que essa demora na resposta das vendas deve-se justamente por conta de a montadora ter levado quase dois anos para renovar a Saveiro. Logo, tentar diminuir a diferença de vendas para as rivais seria uma questão de tempo. E o que a marca tenta mostrar é que a Saveiro tem armas suficientes para chamar a atenção no mercado. A versão Trooper 1.6 chega com a função de ser um veículo coringa, que pode ser utilizado como carro de passeio ou trabalho, proporcionando conforto a motorista e passageiro.

Nova Saveiro Trooper

O modelo parte de R$ 38.990 equipado com motor 1.6 8V de 101/104 cv de potência (gasolina/etanol) a 5.250 rpm e 15,4/15,6 kgfm de torque. O propulsor é assistido por um câmbio manual de cinco velocidades. Mas apesar de ser a configuração topo de linha, a Trooper 1.6 chega com uma lista muito modesta de itens de série. Aparece com direção hidráulica, faróis e lanternas de neblina, bagageiro no teto, rodas em aço com pintura preta e ganchos para a amarração da carga. Equipamentos de segurança, como airbags frontais e freios com ABS adicionam R$ 2.675 à versão. Caso o comprador queira incrementar a Trooper com ar-condicionado, travas e vidros elétricos -- conta de R$ 3.460 --, o preço chega a R$ 47.970.

A despeito de utilizar a plataforma do Gol e do Voyage, a Saveiro tem medidas diferentes do hatch e do sedã. São 4,49 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,49 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. A caçamba acomoda 743 litros, enquanto a extensão atrás dos bancos do motorista e passageiro consegue abrigar 300 litros.

Fonte: UOL Carros