3/12/2009
Governo quer estimular uso do álcool nos carros flex

O governo federal estuda formas de incentivo para que o consumidor utilize mais o álcool nos modelos flex a fim de promover uma maior redução das emissões de poluentes na atmosfera.

No momento, devido aos altos preços do álcool praticados em algumas regiões do país, o consumidor está preferindo abastecer seu modelo flex com gasolina.

Já beneficiados por uma nova determinação do governo que mantêm o IPI reduzido até o fim de Março, os carros com motor flex gozam também de outros incentivos, como vagas exclusivas em estacionamentos de alguns estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Além desse estudo, o governo analisa também incluir motos e veículos pesados na chamada Nota Verde que começa a vigorar em Janeiro, incluindo também um novo componente tóxico na analise de poluentes emitidos pelos carros, que no caso é o dióxido de enxofre.

Para as montadoras que anteciparem a fase seguinte do Proconve, o governo estuda criar a sexta estrela para promover esses novos modelos.

Falta muito para que o Brasil tenha uma legislação ambiental para o segmento dos automóveis mais eficiente, lembrando que ainda não se fez nada ou quase nada no que diz respeito a incentivos para modelos elétricos e híbridos no país. Ainda continuamos andando atrás.

Fonte: Folha de São Paulo.