7/12/2009
IPI reduzido para carro Flex: de que adianta, se o álcool não é mais vantajoso?

O IPI está aumentando aos poucos, retomando os níveis anteriores, mas os carros Flex ainda serão beneficiados até março de 2010. O governo não teve alternativa, já que o dólar está baixo, e os carros importados começam a ficar cada vez mais interessantes.

Só que nada disso adianta, se o preço do álcool só sobe. Conforme cita uma matéria do UOL Carros, a atitude do governo esconde contradições. A principal delas é incentivar a preservação do meio ambiente com o uso de álcool, ou etanol, enquanto o combustível está em alta no mercado.

O problema está sendo analisado. Outras idéias estão sendo estudadas para que os carros sejam taxados de acordo com o que gastam, ou de acordo com o que poluem, como já é feito na Europa, por exemplo.

Mas, a preocupação dos analistas do setor é de que o governo faça as coisas por questões apenas econômicas, ao invés de ambientais. E conforme o imposto reduzido aumenta a demanda por carros Flex, essa mesma demanda faz com que o álcool fique mais caro. Aí, junte esse problema com o fato de que o açúcar está valorizado no mercado, e o preço do álcool sobe a níveis impraticáveis em grande parte do Brasil.

Será que dentro de algum tempo nossos carros Flex acabarão sendo abastecidos normalmente com gasolina, no Brasil todo?

Fonte: Notícias Automotivas