18/3/2010 McLaren Automotive e seu novo MP4-12C são lançados oficialmente
A “nova”
McLaren Automotive está fazendo hoje um evento de lançamento oficial de suas
atividades e também revelando todos os detalhes do super esportivo McLaren
MP4-12C, através do chefão Ron Dennis.
A McLaren
sempre comenta seus feitos no mundo do automobilismo. Por exemplo, que desde
1966, ela ganhou 25% de todas as corridas da F1 de que participou, que criou o
primeiro chassi de fibra de carbono em 1981 e que é a primeira a criar um carro
de rua também com chassi de fibra de carbono.
Agora, em
relação ao futuro. O MP4-12C é este futuro. O modelo foi todo desenvolvido no
Reino Unido, e também será fabricado lá, assim como todos os outros modelos que
a McLaren fizer daqui em diante.
Eles
começaram o desenvolvimento do MP4-12C cinco anos atrás, pensando em um modelo
que (modestamente) seria melhor que os italianos da Ferrari e Lamborghini. Que
se alguém quisesse apenas um modelo tão bom quanto os italianos, que comprasse
um. Mas o futuro McLaren seria ainda melhor.
O que foi
desejado no desenvolvimento desse modelo foi alcançar a melhor performance
possível através da eficiência. Que ele fosse leve e aerodinâmico. E isso
podemos ver através da célula central que é toda de fibra de carbono.
A estrutura
toda é apenas uma peça, com componentes de alumínio nos cantos, para redução de
peso. Em colisões de até 64 km/h é apenas necessário trocar os componentes da
dianteira ou da traseira que se amassam. A célula continua intacta.
A busca por
redução de peso foi extensa. Cerca de quatro quilos foram reduzidos através do
uso de fios com condutores de alumínio, pra se ter uma idéia. No final das
contas, um peso final de 1.300 quilos certamente valeu a pena todo o esforço.
Falemos do
motor da McLaren MP4-12C. Se trata de um motor feito pela própria McLaren, não
se usa motor da BMW ou da Mercedes como anteriormente. A unidade se chama
M838T. É um V8 com twin-turbo e injeção direta, que entrega 600 cavalos.
A potência
é enviada para as rodas traseiras através de um câmbio de embreagem dupla.
Atuadores hidráulicos em cada canto do carro fazem com que a suspensão fique
livre nas retas e firme nas curvas.
No
interior, o esportivo tem o chamado IRIS Infotainment System, com tela de sete
polegadas no painel, processador Intel de 1.6 GHz e software da Microsoft,
contando com portas Bluetooth e Wifi para se conectar quase todo tipo de
celular ou player portátil.
A McLaren
tem 1.500 funcionários, entre pessoas que trabalharão montando o MP4-12C e os
que trabalham na F1. E terá mais 300 ainda esse ano. Ou seja, uma empresa com
recursos e tecnologia para criar um super esportivo de verdade, diferente de
empresas que não tem nem 100 funcionários.
Até 2015,
os planos da empresa é de estar vendendo 4.000 unidades por ano, entre o
esportivo do lançamento e outros que virão por aí. Onde eles serão vendidos?
Dentre as mais de 500 empresas que se candidataram a ser concessionárias
McLaren, apenas 35 serão escolhidas, em 19 países.