Notícias

12/4/2010
VW Gol completa 30 anos – Conheça a história do carro mais vendido do Brasil 

A Volkswagen está celebrando 30 anos de produção do Gol, o carro mais vendido na história do automóvel no Brasil. Projetado e desenvolvido em nosso país, o Gol foi lançado em 1980 e está hoje em sua quinta geração. Confira a história do modelo.


Desde seu lançamento foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno.


Primeiro modelo: refrigeração a ar 

O projeto do Gol começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior, além de 200 mil quilômetros na pista. Sua primeira versão chegou ao mercado equipada com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Com tração dianteira, o primeiro Gol tinha linhas inspiradas nas do Passat, um dos carros mais modernos da marca na época.

Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão logo ganhou a companhia do sedã Voyage, lançado em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. A Parati, sua versão station wagon, chegou em 1982. A picape Saveiro, complementando a linha, foi lançada no mesmo ano.

O Gol também carrega o título de primeiro veículo nacional com injeção eletrônica (Gol GTI, 1989) e o primeiro com motor bicombustível (Gol Total Flex, 2003). Também foi o primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas e, em seguida, passou a contar com o motor turbo 1.0, também com 16 válvulas.


Em 1994, Volkswagen lança o Gol Geração II – o “Bolinha”

A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada de sua segunda geração. O design arredondado originou o popular apelido de “Bolinha” e foi desenvolvido a partir de pesquisas visando atender às sugestões de aperfeiçoamento dadas pelos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.


Em 1999, chega o Gol Geração III 

Aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade no acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. Com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, o Gol Geração III foi o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão.


Em 2005, lançado o Gol G4

Uma parte do público não aprovou o novo visual, mas o carro continuou vendendo bem.  A dianteira ganhou linhas arredondadas e conjunto ótico mais simples. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do porta-malas. O pára-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume. Talvez a maior crítica deste modelo por parte do público tenha sido a mudança do painel, o qual trouxe um quadro de instrumentos bem menor.


2008 – Novo Gol

Em 2008, a Volkswagen surpreendeu e lançou uma versão totalmente nova do modelo. O Novo Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o modelo também ganhou um novo interior e um novo painel com um quadro de instrumentos maior.

Volkswagen Gol Copa 1982

Séries especiais

O Gol também ganhou diversas séries especiais. A primeira foi a série Copa, lançada em 1982, em comemoração a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrava os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos. 

A série Fun, lançada em maio de 2001, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e forte estilo off-road, relançado em 2007.

 

Outra série especial acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1,6 litro. 

Outros mercados 

No mesmo ano do lançamento, 1980, foram enviadas 49 unidades do Gol para o Paraguai e Nigéria, abrindo caminho para as mais de 800 mil unidades exportadas até hoje para mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. O Gol é o segundo carro mais exportado da marca e da indústria nacional, perdendo apenas para o Fox. O maior cliente internacional do Gol é a Argentina.

Cronologia: os passos da evolução 

1980 – Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). 

1981 – Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão. 

1982 – Lançamento da Série Copa. 

1984 – Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S. 

1985 – Lançamento da série especial Plus. 

1986 – Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões. 

1987 – Assume a liderança do mercado nacional. 

1989 – Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica. 

1990 – Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600. 

1991 – Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões. 

1992 – Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.

1993 – Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv. 

1994 – Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI. 

1995 – Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones. 

1996 – Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta. 

1997 – Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V. 

1998 – Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas. 

1999 – Lançamento da Geração III, com novo design. 

2000 – Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil). 

2001 – Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas. 

2002 – Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo. 

2003 – Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada. 

2004 – Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países. 

2005 – Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.
Lançamento do Gol G4, a quarta geração. 

2007 – Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas. 

2008 – Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Novo Gol. 

2010 – Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.







CONHEÇA AS NOSSAS
REDES SOCIAIS

AV. CEL. MIGUEL DIAS, 99 - ÁGUA FRIA - FORTALEZA / CE - (85) 85 3482 6777 | sindivel.sindicato@gmail.com