2/8/2010
Primeiras impressões: novo Fiat Idea

As minivans sempre atraíram mais o público feminino acima de 40 anos do que homens e mulheres mais jovens. Isso porque as dimensões do carro facilitam o dia-a-dia de quem precisa levar os filhos para cima e para baixo. Mas este conceito é considerado ultrapassado pela Fiat. Por isso, a montadora decidiu atrair pessoas mais novas e, sobretudo, homens para este segmento. Assim lança o novo Fiat Idea, com visual totalmente renovado.

O carro ganha ainda a opção da nova linha de motores flex E.torQ, 1.6 e 1.8, e o câmbio Dualogic (automatizado), o que lhe garante sete configurações, entre as versões Attractive, Essence, Sporting e Adventure.

O grande acerto da Fiat não é o motor e sim as novas linhas externas, que deixaram o Idea mais alto, esportivo e moderno. O monovolume ganhou formas mais suaves, arredondadas, bem perceptíveis nos vincos das laterais e do capô. Apesar desse tipo de traço ser mais feminino, o conjunto composto pelo para-choque, dupla entrada frontal e retrovisores externos maiores com repetidores em Led torna o carro mais esportivo e atraente, tanto para o público feminino quanto masculino.

A parte traseira é um destaque à parte. As linhas retas tornam o acabamento simples e limpo. Porém, os designers da Fiat desenvolveram uma nova lanterna em Led, também em linhas retas, o que deu sofisticação ao carro.