26/10/2010
Fotos: Novo VW Passat no Salão do Automóvel

A grande surpresa no estande da Volkswagen é a presença do Novo Passat 2011. Mostrado pela primeira vez há menos de um mês, no Salão de Paris, o modelo é uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel. Veja fotos.

Como todo grande destaque, o Novo Passat fica sobre uma plataforma giratória. Abaixo, uma sequência de fotos com todos os ângulos da nova geração do sedan de luxo alemão.

A receita é mesma dos outros modelos, ou seja, conjunto ótico dianteiro muito parecido com os atuais lançamentos da marca. Os seus novos faróis birefletores, possuem  lâmpadas de xenônio opcionais e luzes diurnas em LEDs, composto por 15 diodos emissores de luz. Sob as linhas determinadas pelos faróis e a grade fica o para-choques, na cor da carroceria.

Abaixo há outra entrada de ar, emoldurada por barbatanas cromadas, elementos de estilo semelhantes às pontas de asas de aviões civis. Os discretos faróis de neblina estão integrados ao conjunto. Na opção Highline, outra faixa cromada no centro da tomada de ar se junta às barbatanas. Mais abaixo, fica o defletor de ar dianteiro, desenhado como um divisor de fluxo, semelhante aos usados nos carros de corrida.

A Volkswagen selecionou para o Brasil um dos motores mais elogiados e premiados em todo o mundo, o 2.0 TSI. Com 210 cv, turbo alimentado, quatro válvulas por cilindro e com injeção direta de gasolina, ele roda 13,88 km/l, economizando 0,6 litro a cada 100 km em relação ao modelo anterior. As emissões de CO2 caíram de 183 para 169 gramas por quilômetro.

O modelo anterior do Passat já havia obtido o significativo índice de cinco estrelas no crash test da Euro-NCAP, o mais rigoroso do mundo. O novo eleva o nível de segurança com a inclusão de equipamentos como a função City de frenagem de emergência e um sistema de série capaz de detectar o cansaço do motorista.

O sistema de detecção de fadiga, inédito nesta categoria, funciona continuamente e detecta a queda da atenção do motorista, alertando-o por um sinal acústico. Além disso, mostra um aviso no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. A função de frenagem emergencial, que faz parte do sistema ACC de controle automático de velocidade adaptativo, em situações-limite reage sozinha nas velocidades abaixo de 30 km/h, ajudando a evitar colisões traseiras.

Outra novidade do Passat são os faróis principais com facho com mascaramento ativo contínuo, conhecidos como Dynamic Light Assist, que foi introduzido pela primeira vez no novo Touareg. O Dynamic Light Assist, oferecido como opção juntamente com os faróis bi-xenônio, possibilita o uso contínuo do farol alto. Através de uma câmera, o sistema detecta o tráfego na direção contrária e a presença de carros à frente e automaticamente obstrui as áreas do facho que poderiam provocar ofuscamento nos outros motoristas. O resultado é uma melhoria na iluminação do caminho à frente em todas as situações. O Passat é o primeiro carro em sua categoria a contar com esse sistema.

Para as versões com faróis convencionais, há uma versão de controle automático mais simples, o Light Assist, que também utiliza uma câmera para detectar carros vindo em sentido contrário, alternado o facho do farol de alto para baixo. Assim que não houver mais carros vindos da direção contrária, o farol alto é reativado.

Como no novo Sharan, o Passat agora também pode vir com o Park Assist II. Esse sistema não se limita a apenas esterçar o carro para estacionar em vagas paralelas, podendo parar o carro também em espaços perpendiculares.