A grande surpresa no estande da Volkswagen é
a presença do Novo Passat 2011. Mostrado pela primeira vez há menos de um mês,
no Salão de Paris, o modelo é uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel.
Veja fotos.
Como todo grande destaque, o Novo Passat
fica sobre uma plataforma giratória. Abaixo, uma sequência de fotos com todos
os ângulos da nova geração do sedan de luxo alemão.
A receita é mesma dos outros modelos, ou
seja, conjunto ótico dianteiro muito parecido com os atuais lançamentos da
marca. Os seus novos faróis birefletores, possuem lâmpadas de xenônio opcionais e luzes diurnas
em LEDs, composto por 15 diodos emissores de luz. Sob as linhas determinadas
pelos faróis e a grade fica o para-choques, na cor da carroceria.
Abaixo há outra entrada de ar, emoldurada
por barbatanas cromadas, elementos de estilo semelhantes às pontas de asas de
aviões civis. Os discretos faróis de neblina estão integrados ao conjunto. Na
opção Highline, outra faixa cromada no centro da tomada de ar se junta às
barbatanas. Mais abaixo, fica o defletor de ar dianteiro, desenhado como um
divisor de fluxo, semelhante aos usados nos carros de corrida.
A Volkswagen selecionou para o Brasil um dos
motores mais elogiados e premiados em todo o mundo, o 2.0 TSI. Com 210 cv,
turbo alimentado, quatro válvulas por cilindro e com injeção direta de
gasolina, ele roda 13,88 km/l, economizando 0,6 litro a cada 100 km em relação
ao modelo anterior. As emissões de CO2 caíram de 183 para 169 gramas por
quilômetro.
O modelo anterior do Passat já havia obtido
o significativo índice de cinco estrelas no crash test da Euro-NCAP, o mais
rigoroso do mundo. O novo eleva o nível de segurança com a inclusão de
equipamentos como a função City de frenagem de emergência e um sistema de série
capaz de detectar o cansaço do motorista.
O sistema de detecção de fadiga, inédito
nesta categoria, funciona continuamente e detecta a queda da atenção do
motorista, alertando-o por um sinal acústico. Além disso, mostra um aviso no
painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. A
função de frenagem emergencial, que faz parte do sistema ACC de controle
automático de velocidade adaptativo, em situações-limite reage sozinha nas velocidades
abaixo de 30 km/h, ajudando a evitar colisões traseiras.
Outra novidade do Passat são os faróis
principais com facho com mascaramento ativo contínuo, conhecidos como Dynamic
Light Assist, que foi introduzido pela primeira vez no novo Touareg. O Dynamic
Light Assist, oferecido como opção juntamente com os faróis bi-xenônio,
possibilita o uso contínuo do farol alto. Através de uma câmera, o sistema
detecta o tráfego na direção contrária e a presença de carros à frente e
automaticamente obstrui as áreas do facho que poderiam provocar ofuscamento nos
outros motoristas. O resultado é uma melhoria na iluminação do caminho à frente
em todas as situações. O Passat é o primeiro carro em sua categoria a contar
com esse sistema.
Para as versões com faróis convencionais, há
uma versão de controle automático mais simples, o Light Assist, que também
utiliza uma câmera para detectar carros vindo em sentido contrário, alternado o
facho do farol de alto para baixo. Assim que não houver mais carros vindos da
direção contrária, o farol alto é reativado.
Como no novo Sharan, o Passat agora também
pode vir com o Park Assist II. Esse sistema não se limita a apenas esterçar o
carro para estacionar em vagas paralelas, podendo parar o carro também em
espaços perpendiculares.
Fonte: Carplace