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13/1/2011
Saiba como prevenir danos ao carro ao enfrentar alagamentos
O mês de janeiro no Brasil tradicionalmente tem se destacado de maneira negativa nos últimos anos. É o período dos alagamentos que assolam centros urbanos e deixam em constante estado de alerta grande parte dos brasileiros. Infraestrutura precária para enfrentar situações de calamidade e descasos governamentais à parte – e estes são muitos – é preciso que os motoristas destes locais adotem algumas ações para evitar danos mais graves aos seus veículos e mesmo se previnam dos riscos à vida. A recomendação primordial é evitar a travessia por ruas alagadas, mas como sabemos, às vezes a situação ocorre de modo que não tem como escapar. O CESVI BRASIL – Centro de
Experimentação e Segurança Viária fundado em 1996 e único no país dedicado ao
estudo de reparação automotiva – destaca algumas recomendações para que os
motorista possam preservar seus veículos em áreas comprometidas: 1. Caso o motor morra durante a travessia, jamais tente dar a partida, mantenha-o desligado e remova o veículo até uma oficina. Diante da possibilidade de admissão de água, essa prática reduz o risco de danos causados ao motor por um calço hidráulico. 2. Observe a altura do nível de água do trecho alagado, a maioria das montadoras estabelece uma altura máxima para essas travessias, não podendo exceder o centro da roda. 3. É prudente que o veículo, durante o alagamento, seja dirigido em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor, em torno de 2.500 RPM, o que diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor, dificultando sua admissão indevida e a contaminação de componentes eletroeletrônicos, melhorando a aderência e a dirigibilidade do veículo. 4. No caso de veículos equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição “1”. Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor. Outra possibilidade é manualmente alternar a troca de marchas entre “N” e “1”, de modo a manter a velocidade do veículo baixa durante o trecho alagado, sem descuidar da rotação do motor, sempre em torno de 2.500 RPM. 5. Alguns veículos automáticos oferecem como opcional o ajuste da tração, conhecido como “WINTER” ou “SNOW”. Embora sua função seja a de conferir maior segurança durante trechos de baixa aderência, como neve ou lama, evitando que o veículo patine graças ao bloqueio do diferencial, também deve ser utilizado durante alagamentos, pois beneficia o controle da velocidade do veículo e da rotação do motor. 6. Mantenha a calma nos casos em que, durante a travessia, sejam constatados sintomas como o aumento de esforço ao esterçar (direção hidráulica), variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS (se disponível) acesas, aumento do esforço ao acionar os freios e interrupção do funcionamento da tração 4 X 4 (veículos diesel), pois provavelmente todo esse quadro é causado pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as respectivas polias da bomba da direção hidráulica, alternador e bomba de vácuo (veículo diesel), sendo, na maioria das vezes, um fato passageiro que não impede a dirigibilidade. Apenas reforce a cautela e mantenha o menor número possível de equipamentos ligados. 7. É recomendado desligar o ar
condicionado, reduzindo assim o risco de calço hidráulico. Essa prática impede
que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor. Veículos
rebaixados e turbinados, na maioria das vezes, apresentam maiores riscos de
sofrer calço hidráulico; por isso, é aconselhável manter a originalidade da
montadora. Se o veículo estiver nessas condições, redobre a atenção aos
procedimentos sugeridos. 8. Para os casos mais sérios de alagamentos, é recomendado preventivamente fazer um check-up, corrigindo, por exemplo, possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica, muitas vezes simples e imperceptíveis nessa fase, como maus contatos, mas que posteriormente podem gerar grandes transtornos. 9. Pode haver, entre outros, a
contaminação do cânister, do óleo da transmissão, do(s) eixo(s)
diferencial(is), no caso de veículos com tração traseira ou mesmo quatro por
quatro, o que determina a redução da vida útil dos componentes integrantes
desses conjuntos, além de riscos acentuados de falhas na embreagem, suspensão e
freios. Para combater os efeitos dessa possibilidade, é recomendável
encaminhar-se rapidamente até uma oficina e solicitar a avaliação desses itens. 10. Havendo travessias consecutivas de alagamentos, recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois estará sujeito à contaminação por fungos, microorganismos e bactérias, demandando limpeza de todo o sistema para a utilização segura. Por: Michelle Sá – Fonte:
Fenabrave / Carplace |
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