30/9/2011
Volkswagen lança Tiguan 2012

A Volkswagen apresentou nesta quinta-feira (29) em Belo Horizonte (MG) o novo Tiguan. O modelo 2012 é o primeiro importado a ser lançado no país após o governo decidir aumentar a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos percentuais para veículos que estão fora dos acordos bilaterais com Argentina, México e Uruguai. O modelo será vendido no Brasil por R$ 110 mil “O preço do modelo antigo era de R$ 101,3 mil, ou seja, o aumento não chegou a 8%, considerando o IPI e os novos itens de série", declarou Henrique Sampaio, gerente de marketing de produto da montadora de origem alemã.

Novo Tiguan ganhou a nova 'cara' dos veículos da Volkswagen

Assim, os concorrentes do modelo são Mitsubishi ASX 4X4, Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V.

Entre as novidades que chegam com a linha 2012 estão detector de fadiga, que vem de série, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais. Todos esses são opcionais.

Também de série estão sensor de chuva, freio eletromecânico de estacionamento com função Auto-hold — que mantém o carro parado no anda-e-para do trânsito —e ar-condicionado.

O SUV é equipado com motor 2.0 TSI, com 200 cv de potência máxima a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles atrás do volante) e tração 4x4 permanente (4MOTION).

Em relação aos itens de segurança estão seis Airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), sistema de freios ABS (antitravamento) e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. O novo Tiguan tem também Isofix para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.

Já o detector de fadiga analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e “tomar um café” — sim, aparece uma xícara de café no visor do painel.