Assim como o menor SLK, o novo SL segue uma
orientação estilística que conduz a um desenho inspirado no topo de linha SLS.
Trata-se de um visual mais elegante e bem resolvido do que o da versão
anterior, mas menos ousado e estiloso do que o visual da geração que tinha
faróis duplos. Nas laterais, destaque para os acentuados vincos. A traseira
segue o mesmo estilo, mas agora repaginado. E também repetindo a receita do
SLK, o teto panorâmico de vidro pode trazer o Magic Sky Control, recurso que
permite aos ocupantes deixar o teto transparente, com pouca sombra ou mais
escurecido. Segundo a Mercedes, o teto do novo SL é 6 kg mais leve que o
conjunto do antigo modelo.
Com uma plataforma totalmente nova, o SL da
sexta geração mantém algumas características perpetuadas ao longo de seus quase
60 anos, como a instalação de motores V8 e V6 longitudinalmente e tração
traseira. Sob o codinome R231, o modelo traz como principal bandeira
tecnológica sua construção predominantemente em alumínio. Trata-se do primeiro
Mercedes feito em larga escala a usar o metal em quase toda sua estrutura. Isso
permite, ainda de acordo com a montadora, que o novo modelo seja até 140 kg
mais leve que a geração que se aposenta, além de 20% mais rígido
torcionalmente. Outro ponto de destaque é a nova direção eletromecânica, com
assistência variável.
Quanto à motorização, o SL 2013 é equipado com
um bloco de 3.5 litros, V6, de 306 cavalos e 37,7 kgfm de torque. A versão mais
potente oferece um 4.7 litros V8, biturbo, de 434 cv e 71,3 kgfm de torque.
Apesar da apresentação em janeiro, durante o Salão de Detroit, o novo SL só
será comercializado, na Europa, em meados de 2012.