O Audi R8 GT é uma versão especial do
esportivo alemão, que será feita em tiragem limitada de apenas 333 unidades. O
preço na Alemanha é de 193.000 euros, equivalente a 441.000 reais. Ele tem
potência maior e peso menor, em comparação com o Audi R8 com motor V10.
O Audi R8 GT tem 560 cavalos saindo de seu
motor 5.2 V10, 35 cavalos a mais que o normal, que é 525 cavalos. A redução no
peso é de 100 quilos, e com isso o Audi R8 GT acelera de 0-100 em apenas 3,6
segundos, atingindo máxima de 320 km/h.
O peso final do Audi R8 GT ficou na casa dos
1.525 quilos, e a Audi explica como isso foi possível informando que o
parabrisa é mais fino e que o vidro traseiro é feito de policarbonato. Com
isso, 9 quilos foram perdidos.
Além disso, o Audi R8 GT tem aerofólio
traseiro fixo (1,2 quilo), lataria mais fina sob o compartimento de bagagem dianteiro (2,6 quilos) e o uso de
fibra de carbono faz com que o Audi R8 GT perca mais uns 13 quilos.
Um quilo foi perdido no sistema de freio,
quatro quilos nos discos de freio e 9 quilos na bateria. O interior tem carpete
mais leve, que reduziu o peso em quase oito quilos, e os bancos feitos de
material mais leve ficaram 31 quilos melhores neste sentido.
O motor V10 do Audi R8 GT ganhou 35 cavalos
através de modificações eletrônicas, e essa potência toda de 560 cavalos vai
para as rodas através de um câmbio de seis marchas, R-Tronic. Em condições
normais, 15% da potência vai para as rodas dianteiras e 85% para as rodas
traseiras. Mas até 30% pode ir para a frente, dependendo da situação.
O diferencial autoblocante do eixo traseiro
atua em até 25% nas acelerações e 40% em situações extremas. A suspensão pode
ser ajustada manualmente e ficar até 10 milímetros mais baixa. Este item também
é de série.
O controle de estabilidade do Audi R8 GT é
especialmente feito para ele, e pode ser mudado para o modo Sport através de um
botão no painel. O sistema de freio é de cerâmica, e os discos chegam a 38
centímetros de diâmetro na frente.
As rodas são de 19 polegadas, com pneus
235/35 na frente e 295/30 na traseira. A Audi pode colocar rodas especiais na
traseira, junto com pneus 305/30, como opcional. Para os que quiserem usar o
Audi R8 GT em circuitos, a Audi oferece um pacote especial que inclui barras de
proteção internas, que deixam o Audi R8 GT ainda aprovado para rodar em vias
públicas.
No visual, o Audi R8 GT é diferenciado
através dos detalhes na grade dianteira, no novo parachoque dianteiro, nos
faróis, nas entradas de ar laterais e também nos espelhos laterais, além dos
emblemas GT na carroceria.
As rodas também são exclusivas, junto com o
aerofólio traseiro e o difusor de ar traseiro. As cores do Audi R8 GT podem ser
quatro, Samoa Orange metallic, Suzuka Gray metallic, Ice Silver metallic e
Phantom Black pearl effect.
Fonte: Notícias Automotivas