12/1/2024
O que esperar do mercado de seminovos em 2024 ?

O setor de venda de veículos seminovos e usados inicia o ano de 2024 com perspectivas otimistas, impulsionado por uma série de fatores que prometem movimentar o mercado automotivo. A conjuntura econômica favorável, avanços tecnológicos e mudanças nos padrões de consumo são alguns dos elementos que alimentam a expectativa de crescimento para o setor.

Para Éverton Fernandes, presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel), a perspectiva é de que o preço dos seminovos deve cair de 6% a 8%, neste ano, considerando que fatores internos e externos ao país não afetem de forma acentuada a economia. A projeção do Sindivel se baseia, entre outros fatores, em queda da taxa de juros e da inadimplência.

Com indicadores positivos estamos caminhando para um equilíbrio entre oferta e demanda a partir do aumento da produção de veículos, o que conjuga o crescimento de vendas com queda gradual nos preços. Esse cenário beneficia diretamente as vendas de veículos seminovos e usados, uma vez que muitos consumidores optam por essa categoria em busca de custos mais acessíveis sem abrir mão da qualidade.

Reflexos e adaptações pós-pandemia

Ainda que o mercado de seminovos e usados esteja impulsionado por perspectivas promissoras em 2024, não podemos ignorar os resquícios deixados pela pandemia, que continuam a influenciar sutilmente o setor.

Transformações nos hábitos de compras são observadas em todos os setores, consumidores acostumados a experiências digitais, buscam plataformas online confiáveis e transparentes para busca de veículos seminovos.

Pensando nisso trouxemos dicas de estratégias que as lojas podem adotar para se adaptarem ao cenário digital emergente:

Presença online fortalecida

Invista em uma presença online forte. Desenvolva um site responsivo, intuitivo e de fácil navegação, oferecendo informações detalhadas sobre os veículos, processos de compra e serviços da loja.

Plataformas de comércio eletrônico

Implemente uma plataforma de comércio eletrônico que permita aos clientes explorar o inventário, comparar modelos e até mesmo concluir a compra online, como a OLX ou WebMotors.

Transparência e informações detalhadas

Dê destaque à transparência. Disponibilize informações detalhadas sobre a procedência dos veículos, histórico de manutenção e registros relevantes. Isso constrói confiança e atende à demanda crescente por transparência na era digital. Principalmente fotos e vídeos de boa qualidade que mostre bem o produto.

Foco em marketing digital

Reforce suas estratégias de marketing digital. Utilize redes sociais, publicidade online e marketing de conteúdo para alcançar e engajar os consumidores. Promoções online e ofertas exclusivas podem atrair a atenção de compradores em potencial.

Investimento em tecnologia e treinamento

Mantenha-se atualizado com as últimas tecnologias automotivas e plataformas online. Treine sua equipe para oferecer suporte eficiente aos clientes durante todo o processo digital, garantindo uma transição suave do mundo físico para o virtual.

Ao adotar essas estratégias, as revendas podem não apenas se adaptar às transformações nos hábitos de compra pós-pandemia, mas também prosperar em um mercado cada vez mais digital e orientado pela experiência do cliente.

Em 2024, o mercado de veículos seminovos e usados emerge como um setor dinâmico e repleto de oportunidades. Com indicadores econômicos mais favoráveis, a crescente adoção de tecnologias e as mudanças nos hábitos de consumo, as expectativas são de um aumento nas vendas, proporcionando benefícios tanto para os consumidores quanto para os revendedores.

Embora as perspectivas para o ano sejam otimistas, o limitador a um maior crescimento é a redução na frota circulante com a baixa de carros fabricados nos anos de 2020, 2021 e 2022. A produção do mundo todo foi comprometida pela falta de chips causando uma diminuição significativa nos veículos novos produzidos, o que afeta diretamente o mercado de seminovos.

Por Adelia Wirtzbiki.