Fotos supostamente oficiais do novo Opel Meriva 2010 já podem ser
apreciadas em vários websites europeus. As imagens mostram a segunda geração da
minivan e cujos traços lembram bastante o protótipo revelado no Salão de
Genebra de 2008. O novo visual rompe totalmente com o Meriva da primeira
geração, lançado em 2003 - e que ainda é vendido no Brasil -, e é caracterizado
pela identidade visual herdada do Insignia e do novo Astra, que traz entre
outras novidades os grandes faróis repuxados e o para-brisa inclinado. O
desenho da traseira também segue o estilo do Meriva-conceito (fotos mais
abaixo), com destaque para o vidro amplo da tampa do porta-malas e as lanternas
ovaladas.
Mas o que mais chama a atenção é a ousadia das portas traseiras,
que se abrem no sentido contrário das dianteiras. As diferenças mais visíveis
entre o modelo final e o protótipo ficam por conta dos espelhos retrovisores
externos fixados às portas e das maçanetas com aparência mais contemporânea que
futurista. O charme e a funcionalidade das portas de estilo suicida é um
diferencial diante de concorrentes diretos como o novo Citroën C3 Picasso, do
Honda Jazz - vendido no Brasil com o nome Fit - e o Renault Modus, que trazem
portas convencionais.
Outro recurso do novo Meriva é que, diferentemente do luxuoso
Rolls-Royce Phantom e do esportivo Mazda RX-8, e que também dispõem de portas
suicidas, é que as traseiras podem ser abertas mesmo com as dianteiras
fechadas. Segundo informações da imprensa especializada européia, o monovolume
será vendido com motores de quatro cilindros turbo com 75 cv ou 140 cv,
associados a um câmbio manual de cinco ou seis marchas, além de uma opção
automática de seis velocidades.
O novo Meriva conta ainda com o sistema FlexSpace, que permite configurar os
assentos de diferentes formas e sem a necessidade de retirá-los. A nova geração
da minivan foi desenvolvida no centro de Engenharia da Opel em Russelheim, na
Alemanha, sua produção teve início dias atrás na fábrica da marca em Saragoça,
na Espanha. O novo Meriva deve ser apresentado oficialmente em março, durante o
Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.
Fonte: Carsale