A Fiat não está só interessada
em fazer com que o Palio continue como seu modelo mais vendido. Mais do que
isso, a marca italiana quer ocupar todos os espaços dentro do segmento de
compactos e preencher uma brecha deste disputado mercado que ainda é pouco
explorada. Esse é o objetivo da versão top de linha ELX Dualogic 1.8 Flex.
A configuração que oferece
câmbio automatizado atende um "subnicho", com marketing focado no
conforto, já que o sistema dispensa pedal de embreagem. E faz a diferença
dentro da versão ELX 1.8, já que 70% das unidades vendidas são equipadas com o
Dualogic.
Só que, para desfrutar da
caixa robotizada, é preciso pagar pela versão mais cara e com motor mais
potente dentro da gama ELX do Palio. O modelo parte dos R$ 38.030, mas com o
apelo de oferecer o mínimo de conforto para o trânsito na cidade grande. Seu
único concorrente direto também só oferece transmissão automatizada na versão
top e com motor maior. Trata-se do também recém-lançado Gol Power 1.6 i-Motion,
que custa R$ 39.110.
O grande trunfo da versão é mesmo a caixa robotizada. Ela possui cinco
velocidades e permite a troca de marchas de maneira automática ou manual, de
forma sequencial. O câmbio da Fiat, desenvolvido pela FPT (Fiat Powertrain
Technologies) em parceria com a Magneti Marelli (a mesma do i-Motion), chegou
ao mercado em 2008 no Stilo e depois passou a ser aplicado no Linea.
Recentemente chegou à gama Palio (incluindo Siena e Palio Adventure), além do
Idea Adventure. O câmbio Dualogic acompanha a conhecida motorização 1.8 8V
(exceto a do Linea, com propulsor 1.9 16V). São 112 cv com gasolina e 114 cv
com etanol, alcançados completamente aos 5.500 giros.
Apesar de ser propagada como uma das mais completas da linha, na versão ELX
Dualogic destacam-se como itens de série apenas computador de bordo, direção
hidráulica e alerta de limite de velocidade. A unidade testada, no entanto,
apareceu com farta lista de equipamentos disponíveis como opcionais.
Ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos levam o modelo a R$
41.900.
Ele pode receber ainda airbag
duplo, freios com ABS, retrovisor elétrico, rodas de liga leve, rádio/CD/MP3
com entrada para USB e spoiler traseiro esportivo. Assim, chega a R$ 48.988.
Com a frente do Siena ELX, o Palio ELX 1.8 Dualogic aparece com o visual mais
recente da linha: grade frontal com moldura cromada e faróis de dupla parábola.
É verdade que o design não traz linhas surpreendentes, mas a Fiat aposta é numa
dose de conforto com preço competitivo. Ainda que esse conforto seja a simples
ausência de um pedal de embreagem.
Fonte: UOL Carros